Eu novamente, dando continuidade...

> Um tema bom para discutir. Quem deveria manter tropas especializadas na
> Amazônia? O exército ou o CFN? Um fica com forças de ocupação e outra com
forças
> que operam mais próximas dos rios e em ações especializadas de comando?

Os dois.  Fzo Nav sao especializados em desembarques e estabelecimento de
uma coisa q eles chamam a nivel fluvial de Estabelecimento de uma Cabeca de
Praia Fluvial, q de forma semelhante a cabeca de praia em ambiente naval,
nada mais e do que abrir caminho ao desembarque de tropas terrestres (no
caso Exercito), onde poderao ter seguranca para desembarque de suas tropas e
elementos de apoio e logistica podendo, desta forma, se organizarem para
prosseguimento da operacao terra adentro (concordo que na amazonia tem agua
para todo lado, mas podemos considerar terra lugares q , mesmo possuindo
cursos daguam como obstaculos, nao representem os mesmos em obstaculos a
progressao da tropa a pe).  As acoes comandos, eu deixaria a cargo do Comanf
e dos proprios Comandos do Exercito, cada um com sua caracteristica
principal de acao, pois existem algumas diferencas fundamentais de emprego.

 E as
> embarcações deveriam ser operadas por quêm? Que tal uma força conjunta
para
> evitar redundâncias e conflitos interarmas? Os dois lados usam embarcações
> fluviais e estão montando esquadrões de helicópteros na região.

Sim, essa coordenacao ja existe, pelo q me consta.  O EB possui embarcacoes
de assalto, organicas dos Batalhoes de Infantaria de Selva, q sao lanchas
com motor de popa leves com adaptador de uma metralhadora 7.62mm na proa
para aumentar o poder de fogo da tropa embarcada e lhe oferecer relativa
protecao.  Essas lanchas possuem facilidade de entrar em igarapes e outros
rios de menor porte, respeitando-se, claro, sitacoes extraordinarias
ocasionadas pela epoca da seca na regiao.  As embarcacoes maiores do
exercito, tem por finalidade apenas o transporte de material/pessoal visando
apoio logistico a unidades distantes do Centro Manaus, tipo Tefe, Tabatinga,
etc...Nada comparado com os NaPaFlu da Marinha de Guerra, mais bem
configurados para operacoes de guerra naval para o qual a marinha se
pre-dispoe, porem, com maior limitacao de navegabilidade pela bacia
amazonica, em funcao da grande variacao de profundidade q sofrem os rios da
regiao, em razao de fatores como seca e o proprio carater da formacao
variavel do fundo de seus leitos, devido a grande movimentacao existente.

Qto aos helicipteros, pelo q me consta a marinha possui apenas Esquilos
operando na regiao, com missao principal de apoiar seus NaPaFlu, sem poder
de fogo consideravel, para nao dizer sem poder de fogo algum, e nao sao , a
principio , elementos de manobra dos Fzo Nav.  O Esquadrao do Exercito
possui os Helicpteros Pantera, q transportam tropa e alguns Black Hawk, com
a mesma missao, porem, a aviacao do exercito ainda carece de Helicopteros de
Apoio, tipo, Apaches e tal, embora os citados acima possuam configuracao
para levar foguetes e metralhadoras.  Ainda ha muito q se desenvolver por
la, mas depende-se de recursos orcamentarios, entao, demora mesmo, nao
acompanha a velocidade do raciocinio humano em termos de defesa...

O equacionamento para se evitar conflitos acidentais interarmas, e feito
atravez de treinamentos conjuntos, empregos de elementos de comunicacao q
permitam a comunicacao entre os mesmos, com padronizacao da linguagem de
comunicacao, etc...podemos chamar tudo isso de medidas de coordenacao e
controle...

Atualmente, a mentalidade  das FA esta tendo uma preocupacao fundamental com
o aspecto da acao conjunta...E importante q se deixem de lado as richas de
pre-adolescentes existente tempos atras entre as mesmas e q se raciocinio da
importancia da acao conjunta e de q um depende do outro prevalecam, dai
surgirao resolucoes q equacionarao pequenos problemas da melhor forma
possivel.

Mas tem havido esse esforco, nota-se isso ao se observar na regiao o elevado
numero de operacoes em q os Fzo estao atuando conjuntamente com a Inf Sl do
Exercito.

Edison Simoes Junior