Eh claro que a teoria das funcoes complexas, na forma que estudamos hoje,
comecou a ser organizada por Cauchy, Riemann e Weierstrass.
Mas lembro que:
1) A propria demonstracao de Gauss do Teorema fundamental da algebra usa
continuidade de uma funcao complexa, ou seja, a Analise ja estah la.
2) Gauss escreveu muito pouco do que sabia e fazia (so depois de sua morte,
se soube por seus diarios de varias descobertas suas que estavam sendo
atribuidas a outros). Ao contrario, Cauchy publicava muito, e ateh (pelo
menos eh o que dizem as mas linguas) publicava em seu nome coisas que sabia
pelas comunicacoes que recebia como Presidente da Academia.
3) Riemann - aluno de Gauss em Goettingen - apresentou as equacoes que agora
conhecemos como de Cauchy-Riemann (e que sao basicas para a analise
Complexa) durante a defesa de sua tese de doutorado, orientada e examinada
por Gauss.
4) Mesmo depois que Gauss passou a dedicar-se mais a Fisica e a Astronomia
experimentais, ainda encontrou tempo para escrever suas Allgemeine
Lehrsaetze, sobre a teoria  das forcas inversamente proporcionais ao
quadrado das distancias, o que iniciou a teoria do potencial e conduziu
(entre outros) ao "principio de Dirichlet" (ver Struik, A Concise History of
Math). Ora, o principio de Dirichlet no plano eh um assunto de analise
complexa, envolvendo o laplaciano. E note que Dirichlet foi aluno, admirador
e sucessor de Gauss em Goettingen.

Em suma, nao considero exagerado (salvo melhor juizo de historiadores mais
gabaritados) dizer que Gauss foi praticamente o criador da Analise Complexa.
Pelo menos foi o seu primeiro nobre utlizador e autorizado encorajador e
pioneiro.
JP