Trabalhoso esse problema!
Mas vamos lá:

Primeiro vamos trabalhar com o que foi dado,veja que

[AEFD]=3[BCF] <=> [AEFD]/[BCF]=3 <=> ( [AEFD]+BCF])/[BCF] )=4 <=>

<=> ( [ABCD] - [EBF] - [CDF] )/[BCF] = 4

Pronto,basta calcular cada área separadamente e jogar o resultado na
expressão acima.Chamando a altura do paralelogramo de y e notando a
semelhança dos triângulos EBF e CDF,achamos

[EBF]= x²y/2(x+a)
[CDF]=a²y/2(x+a)

Facilmente,temos que [ABCD]=ay.

Para o cáculo de [BFC],note que [BFC]=[EBC] - [EBF],onde [EBC]=xy/2 e [EBF]
está calculado acima.Assim,
chegamos a [BFC]=axy/2(x+a).

Substituindo na expressão inicial e simplicando,olha só o que apareçe: x² +
2ax -a² = 0 ,donde segue x=a(sqrt2 - 1),
pois x > 0.

Muito interessante esse problema.Lembrei-me da dica de um amigo do colégio
que dizia que devemos sempre tentar transformar as expressões dadas no
enunciado do problema,equivalentemente, é claro,de modo a facilitar nosso
trabalho.Esse meu colega resolveu um problema de geometria (que posso postar
depois,assim que encotrá-lo nas minhas coisas!),onde era pedido que se
chegasse a uma relação dada.A expressão inicial não dava pista nenhuma,mas
ele foi dizendo que isso é o mesmo que isso,que, por sua vez,era mesmo que
mais isso,até chegar numa relação boba!De demonstração imediata!

Neste problema,em particular,eu deixei o quadrilátero para de lado.Talvez
alguém da lista possa mostrar que não era tão difícil assim trabalhar com o
quadrilátero,mas eu não vi de cara e preferi trabalhar com os triângulos.

Valeu?!

Eder