Amigos,

posso indicar um livro maravilhoso sobre o assunto: Maxima and Minima Without Calculus, do Ivan Niven, Dolciani Mathematical Expositions, numero 6, The Mathematical Association of America, não sei se ainda estah em catalogo, foi comprado em 1981, na propria MAA, na companhia do Nicolau. Alô, Nicolau, não estou vendendo o livro, ele eh meu, eh soh uma indicacao. Dizer que ele eh otimo eh fazer pouco do Niven. Acessem www.maa.org. Abracos, olavo, RJ

From: "Thyago Alexandre Kufner" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Subject: [obm-l] Máximos e Mínimos SEM DERIVADAS
Date: Wed, 5 Feb 2003 19:28:11 -0200

Olá colegas da lista

Recebi o seguinte exercício de um aluno:

"Sendo x um nº positivo determine o menor valor de E= 5x + 16/x + 21"

Normal, um exercício simples. Deriva, iguala a zero ...

Mas o que quero propor para a lista é o seguinte: tem como chegar ao
resultado SEM UTILIZAR CÁLCULO?

Proponho esta discussão por causa do seguinte artigo:

http://mathcircle.berkeley.edu/BMC4/Handouts/MaxMin.pdf

Aguardo resposta

Atenciosamente
Prof. Thyago
WebMaster cursinho.hpg.com.br

Tired of spam? Get advanced junk mail protection with MSN 8. http://join.msn.com/?page=features/junkmail

O administrador desta lista é <[EMAIL PROTECTED]>