Caro Claudio,

Em termos de probabilidade não há razão para se mudar de opção, ou dee porta. Digamos que haja um milhão de portas. A probabilidade de se acertar em todas elas serão iguais entre si e iguai a 1/1.000.000.
Digamos que o apresentador abra 999.998 portas, ou seja, que só sobrem duas. Está certo: a probabilidade de se acertar aumentou; mas ela aumenta para ambas as portas. O que modificou foi o número total de possibilidades. Antes, tinha-se que escolher uma porta entre um milhão; depois, uma porta entre duas. No entanto, a probabilidade de se ganhar em ambas as portas é de 1/2. Só seria necessário mudar a porta se após a abertura das outras portas a probabilidade de se acertar de uma porta ficasse maior do que a da outra.

From: Claudio Buffara <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Subject: Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA
Date: Mon, 11 Aug 2003 19:53:06 -0300

on 11.08.03 19:03, Domingos Jr. at [EMAIL PROTECTED] wrote:

> O Noga Alon conta que fizeram esta pergunta para ele uma vez que ele
> começou explicando a prova de Euclides de que há infinitos primos
> em um programa de televisão, eu acho:
>
> And today, are there still infinitely many primes?
>
> E sem sair do clima, deem uma olhada em
> http://qsilver.queensu.ca/~phil158d/intro/montyh3.htm
>
> Eu deveria ter visto isso antes de escrever o meu artigo da Eureka!
>
> --- x ---
> Putz, essa mulher do QI mais alto do mundo (bullshit!) não concorda com o
> Princípio da Indução Finita também! hehehe, o pior é que é sério!!!

Oi, Domingos e Nicolau:

Por mais que eu ache pedante e ridiculo alguem se vangloriar de ter o QI
mais alto do mundo, nesse caso acho que a Marilyn estah certa. Voce deve
trocar de porta.

Desculpem a minha ignorancia, mas o que ha de errado com o argumento de 1
milhao de portas? Me parece que, nesse caso, a probabilidade de voce ter
escolhido a porta certa de primeira eh apenas de 1/1.000.000. Logo, a
probabilidade da outra porta ter o premio eh de 999.999/1.000.000. Ou nao?

Um abraco,
Claudio.

MSN Messenger: converse com os seus amigos online. http://messenger.msn.com.br