Oi, Helder:

Acho que voce quis dizer 1 < r < (1 + raiz(5))/2.

Mas faltou considerar razoes <= 1.

r = 1 ==> triangulo equilatero.

r < 1 ==> Lados: l > lr > lr^2  ==>
l < lr + lr^2  ==>
r^2 + r - 1 > 0  ==>
(raiz(5) - 1)/2 < r < 1.

Logo, (raiz(5) - 1)/2 < r < (raiz(5) + 1)/2

No fim das contas, era um problema meio sem graca. Vou tentar bolar um
melhorzinho da proxima vez.

Um abraco,
Claudio.