Tb to estudando fatoracao, e to com uns exercicios aqui... to fazendo Poliedro em SJC

esse especificamente eh o seguinte
x^3 + y^3 + z^3 - 3*x*y*z

Lembre se que

(a+b)^3 = a^3 + 3a^2b + 3ab^2 + b^3

tente "forçar" isso acontecer na expressao
x^3 + y^3 + z^3 - 3*x*y*z
x^3 + 3x^2y + 3xy^2 + y^3 + z^3 - 3xyz - 3x^2y - 3xy^2

as adicoes nao alteram em nada, pq vc subtraiu no fim.

(x+y)^3 + z^3 - 3xyz - 3x^2y - 3xy^2

aqui vc precisa lembrar da outra identidade

a^3 + b^3 = (a+b)(a^2-ab+b^2)

entao
(x+y)^3 + z^3 - 3xyz - 3x^2y - 3xy^2
(x+y)^3 + z^3 - 3xyz - 3x^2y - 3xy^2
(x+y+z)[(x+y)^2 - xz - yz + z^2)] - 3xy(x+y+z)
(x+y+z)(x^2 + 2xy + y^2 - xz - yz - z^2 - 3xy)
(x+y+z)(x^2 + y^2 + z^2 - xy - xz - yz)

prontinho, fatorado...
essa meu professor chamou de "identidade", heheh, tem que estar na ponta do lapis sempre...