Se não me engano, o erro da sua priemira resolução foi desconsiderar q cada
Bi ou Cj podia ser neto de X e Y (simultaneamente). Pois, pela resposta, X e
Y teriam apenas um neto em comum, o A, o que não pode ser afirmado. Por
isso, a resposta encontrada 17 era distante de 14.

Ao tentar resolver esta questão, tentei apelar pra geometria (mesmo sabendo
q isto às vezes nos engana). Pensei assim:
- Representam-se cada grupo de pessoas com os dois avôs em comum por um
ponto e o fato de se ter avô em comum com um outro grupo como uma linha
(unindo os dois pontos). Assim, a figura com maior número de lados q pode
ser construída é o triângulo. Como só há três pontos, que no total devem
representar 20 pessoas, fica fácil verificar que a soma de dois grupos de
alunos (unidos por uma reta, ou seja, com um avô em comum) contém pelo menos
14.

É perigoso arriscar geometria, mas acho q nesse caso, não houve nenhum
erro...

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br

Responder a