From: "Thyago A. Kufner" <[EMAIL PROTECTED]>
To: OBM List <obm-l@mat.puc-rio.br>
Subject: [obm-l] IME X ITA
Date: Tue, 11 Jan 2005 19:49:41 -0200

Olah Kellem

Assim como você, deve ter outros que estão com esta mesma dúvida.

Prestei vestibular em dez-2003 e atualmente estou estudando no IME.
No ano que estudei para o concurso, tambem tive duvidas sobre qual
instituto escolher.
Resolvi postar algumas caracteristicas que pesquisei sobre os dois
institutos que, PARA MIM (eh sempre bom frisar), levaram à decisão
sobre qual cursar.

ITA 1 - Salário só no primeiro ano; IME 1 - Salário durante os cinco anos (R$410 atualmente);

ITA 2 - Ensino Militar somente durante o primeiro ano (só na segunda-feira);
IME 2 - Ensino Militar durante os cinco anos (a cada ano que você
passa isto diminui, mas não acaba);

ITA 3  - Ótima propaganda profissional entre as empresas (devido ao
grande recurso humano civil liberado já há vários anos);
IME 3  - Propaganda crescente, atualmente num nível bom+, entre as
empresas. Pois faz pouco tempo (se nao me engano três anos) que o IME
voltou a ter alunos civis se formando (daqui a cinco anos acredito já
estar num patamar ótimo);

ITA 4  - São José dos Campos;
IME 4  - Rio de Janeiro;

ITA 5  - Mais perto de São Paulo (melhor centro profissional do Brasil);
IME 5  - Mais longe de São Paulo. Mas isso não pode ser visto como
algo ruim. Eu mesmo estou, atualmente, estagiando no Banco Santander
em São Paulo durante as férias, o que pode vir a ser ruim é não poder
estagiar em São Paulo durante o curso (No ITA eu sei que só dá pra
conciliar durante o segundo período do quinto ano um estágio na
capital);

ITA 6  - Você não tem acesso às provas realizadas durante o curso (ou
seja, pode não saber o porquê de eventuais notas ruins);
IME 6  - Antes de os professores entregarem as notas à sessão
responsável, é feito uma vista de prova para que o aluno veja o porquê
de sua nota e possa reivindicar possíveis más correções;

ITA 7  - Trote intensivo no primeiro ano;
IME 7  - Sem trote... mas tem o acampamento no meio do primeiro ano!
hehehe, mas nada muito absurdo ;-)

ITA 8  - Você só pode pegar segunda época cinco vezes durante o curso
inteiro (cada vez tem um limite de duas matérias por período);
IME 8  - Você pode pegar segunda época todos semestres (no limite de
duas matérias por período);

ITA 9  - Existe dependência (pode reprovar em uma matéria e
"repeti-la" no próximo ano);
IME 9  - Não existe dependência (reprovação implica desligamento);

ITA 10 - Alojamento bom, confortável e com poucas pessoas por quarto;
IME 10 - Alojamento ruim, dividido entre 12 pessoas (no mesmo quarto,
mas é espaçoso);

ITA 11 - Não há educação física;
IME 11 - Há educação física obrigatória três vezes por semana durante
os cinco anos de curso;

ITA 12 - Desconheço alguma outra escola renomada nos arredores do ITA
(posso estar enganado);
IME 12 - Existe a possibilidade de cursar um mestrado simultaneamente
no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Ou fazer cursos
tanto no IMPA como no CBPF (centro Brasileiro de Pesquisas Físicas),
ambos no Rio de Janeiro;

ITA 13 - No segundo semestre do quinto ano há uma certa liberdade para
fazer alguma outra atividade (até em outra cidade) devido ao número
reduzido de aulas;
IME 13 - Não há número reduzido de aulas no quinto ano;

ITA 14 - Você escolhe entre 5 especialidades no ato da inscrição para
o vestibular;
IME 14 - Você escolhe entre 11 especialidades. Essa escolha ocorre
somente na passagem do segundo para o terceiro ano (de acordo com a
classificação), o que dá um tempo maior e melhores critérios para a
decisão;

ITA 15 - Não há classificação entre os alunos;
IME 15 - Há classificação, e é isso que acaba te movendo durante o
básico (dois primeiros anos), pois é de acordo com a classificação a
escolha das especialidades (se ficar por último, é bem grande a chance
de você não pegar a especialidade que quer);

ITA 16 - Obteve 1 primeira colocação no último extinto ranking do MEC;
IME 16 - Obteve 3 primeiras colocações (entre os quatro cursos
examinados) e uma segunda colocação no último extinto ranking do MEC;

ITA 17 - Possibilidade de conhecer a Europa no quinto ano;
IME 17 - Possibilidade de conhecer a amazônia no quinto ano (Projeto
Ricardo Franco);

Instituto  Militar  de  Engenharia
http://www.cursinho.hpg.com.br
Al. Kufner