Em Sex 18 Mar 2005 11:32, Claudio Buffara escreveu:
> Oi, Paulo:
>
> Nao vejo nada de errado com o uso do Elonzinho (Analise Real - vol.1) ao
> inves do Elonzao (Curso de Analise - vol.1), ateh porque este ultimo eh
> razoavelmente enciclopedico e nao se pode esperar que um aluno normal de
> graduacao o domine por completo. No mais, varios conceitos importantes
> (sequencias de Cauchy, liminf e limsup me vem a cabeca) que nao estao
> expostos no texto de livro menor constam dos exercicios propostos.
>
> Na minha opiniao, e acho que jah escrevi bastante a esse respeito aqui na
> [...]

Ainda que o assunto "formação universitária" seja extenso e a solução dos
problemas dependa de muitas variáveis, acredito que o que existe, também, é
uma acomodação da parte da maioria (espero não estar sendo injusto) dos
professores (falo com relação ao nível básico). Acomodam-se ao nível ridículo
dos livros didáticos e se contentam em resolver, ano após ano, os mesmos
exercícios rotineiros.

Acredito que qualquer professor que se preze deve ser capaz de, pelo menos,
resolver problemas a nível de IME e ITA. Se percebem deficiência na sua
formação, penso que esta lista é uma excelente oportunidade para entrar em
contato com mentes bastante engenhosas. É para isso por exemplo, que estou
aqui, pois, se ainda não posso contribuir de maneira significativa, sei que
tenho muito a receber.

Acredito, sinceramente, que qualquer estudante de graduação ou professor já em
atividade que recorra a fontes de alto nível (como a "Coleção do Professor de
Matemática", da SBM, a Eureka e outras) e que freqüente esta lista, estará de
posse de ferramentas fundamentais para seu aperfeiçoamento.

Os médicos (só para citar um exemplo), se querem se destacar na profissão,
sabem que não poderão clinicar fiados unicamente no fato de terem seus
diplomas, mas buscam cursos, congressos, etc. No entanto, entre os
professores, há muitos que passam anos ensinando baseados apenas naquilo que
estudaram na graduação.

Penso que cabe a cada um de nós que ensina, ou que vai ensinar, buscar mudar
esse quadro.

Márcio.