From: "Paulo Santa Rita" <[EMAIL PROTECTED]>
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: Re: [obm-l] Problemas russos
Date: Wed, 25 May 2005 00:57:46 +0000

Ola Marcio e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Vou dar uma ideia. A burocracia e os detalhes voce preenche.

Trace os dois pares de tangente. Trace raios dos circulos, ligando os centros dos circulos com os pontos de tangencia. Trace as duas diagonais do retangulo. Seja I o ponto de encontro destas diagonais.

Agora voce vai provar que I e equidistante dos lados do quadrilatero que surge no centro, vale dizer, I é o centro do circulo de raio (a+c)/2. Para verisso claramente note que a distancia de I a cada lado é a "base média" de um trapezio retangulo de bases "a" e "c".

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,2151,240505

E ainda outro dia, na sonolencia, de escuras
arvores, eu, sozinho,
ouvi batendo, como em cadencia,
um tique ... um taque... bem de mansinho ...

Fiquei zangado, fechei a cara, mas, afinal,
Me deixar levar. E qual a um poeta, que nem repara,
em Tique-taque me ouvi falar !

E vendo o verso cair, cadente,
Silabas, UPA! Saltando fora.
Tive que rir, rir, rir de  repente :
E ri por um bom quarto de hora !

--- Tu, um Matematico ? Tu, um Matematico ?
--- A tua cabeca esta assim tão ?

Sim, meu Senhor, sou um Matematico !
E da ombros o pica-pau !