Pois é, perfeita observação... Inclusive tem um amigo meu que toda solução que eu apresento ele bota defeito :) se encaixa em um dos perfis definidos.

Em 13/06/05, Nicolau C. Saldanha <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
On Sun, Jun 12, 2005 at 06:16:05PM -0300, Denisson wrote:
> Matemática tá muito ligado a criatividade, certas soluções de problemas
> podem ser resolvidos por processos mais ou menos mecânicos ou por "truques".
> Não vejo nenhum problema nos truques pois eles refletem que o cara é
> criativo ou que tem experiencia. Na verdade quanto mais vc se ambienta com a
> matemática certas soluções que são truques pra algumas pessoas é uma passo
> inteiramente lógico pra vc. Tipo, quem tá estudando teoria dos números vÊ
> muito isso, muitos problemas parecem resolvidos por magica. Ou por exemplo
> [...]

Qual é exatamente a diferença entre uma idéia genial, um truque, um macete
e um método? Para mim é uma diferença de ponto de vista. Quem descobriu
a idéia e dela se orgulha a considera uma idéia genial. Os amigos dele
quando veem a idéia chamam aquilo de truque, com um misto de admiração
e inveja. Os adversários que não tiveram a idéia certa na hora certa
por despeito chamam de macete. Depois que a idéia já foi usada mais
de três vezes ela vira um método. Depois de ser usada 100 vezes a idéia
já não tem mais nome nenhum, passa a ser considerada uma trivialidade
indigna de ser mencionada. :-)

[]s, N.

Denisson

Responder a