Oi, acho que R=7 e r=1.
Abraços,
Carlos
[EMAIL PROTECTED] wrote:

Prezados senhores:

        Corrijam-me se eu estiver errado.
Brunno, não vou escrever a solução com precisão. Observe dois triângulos retângulos com vértices nos centros das circunferências e nos quais um dos catetos (em cada triângulo) é paralelo as tangentes internas e externas. Desses triângulos, você perceberá que R+r=8 e R-r=6. Portanto, R=8 e r=1.

        *"Brunno Fernandes" <[EMAIL PROTECTED]>*
Enviado Por: [EMAIL PROTECTED]

05/07/2005 21:04
Favor responder a obm-l

Para: <obm-l@mat.puc-rio.br> cc: Assunto: [obm-l] geometria

Ola pessoal, poderiam me ajudar com essa questao de geometria

As tangentes comuns externas e internas a duas circunferencias medem 8 cm e 6 cm, respectivamente. Achar os raios das duas circunferencias sabendo que a
distancia entre os seus centros tem 10 cm

Um abraco

_______________________________________________________ Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador agora! http://br.acesso.yahoo.com/