Não sabia que uma banca examinadora poderia aceitar aquele meio de
resposta... bom saber dissoo
OBRIgado e desculpem-me

----- Original Message ----- From: "Marcio" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Tuesday, August 23, 2005 11:57 PM
Subject: Re: [obm-l] Ola podem me ajudar??

Apesar de considerar que aquilo que o Dirichilet escreveu é matemática
(embora não tenha "contas"), vou fazer a parte braçal.

Cn,p-1 = (n!)/(p-1)!(n-p+1)!

Cn,p = (n!)/p!(n-p)!

O mmc dos denominadores é p!(n-p+1)!. Logo

Cn,p-1 + Cn,p = [(n!)p + n!(n-p+1)]/p!(n-p+1)! = [n!(p+n-p+1)]/p!(n-p+1)!
= [(n+1)!]/p!(n+1-p)! = Cn+1,p

Só um comentário pessoal: se eu fosse corrigir uma questão dessas,
ficaria muito feliz em encontrar uma solução que se baseasse apenas em
argumento combinatório.

[]s,

Márcio.