olá,

alguém sabe como se resolve a questão 1, da parte A, da 2a fase da OBM para o nível 3?

Na figura em anexo, ABCDE é um pentágono regular e AEF é um triângulo equilátero. Seja P um ponto sobre o segmento BF, no interior de ABCDE, e tal que o ângulo PÊA mede 12°, como mostra a figura em anexo. Calcule a medida, em graus, do ângulo PÂC.

Eu acho que a PC = AB = BC = CD = DE = EA= AF = FE, mas não consigo provar isto. Alguém tem alguma idéia de como resolver o problema?

Muito obrigado,

Aldo