Valeu Rogério! pois a sua contribuição foi fundamental no tira-teima da verdade. Quanto à pegadinha do "Sim ou Não" proposta na Olimpíada de Matemática da Prefeitura de Fortaleza, a resolução enviada pelo Valadares deve estar, no mínimo, correta. Vejam a resolução do problema das acusações:

Escolhemos uma hipótese a respeito de um dos personagens e verificamos se ela se confirma. Se isto não acontecer, testamos a hipótese contrária. Uma segunda solução será raciocinar e tirar conclusões sobre o que os nossos personagens dizem. Reparem no que Fco José afirma: "José Fco mente". Por esta frase ficamos sabendo que esses dois não podem ser do mesmo "tipo", isto é, se o Fco José estiver falando a verdade, o José Fco mente; se o Fco José mente, o José Fco fala a verdade. Agora reparem no que Maria José diz: "Fco José e José Fco mentem". Ora, isto é falso porque, como vimos, só um deles mente, o outro diz a verdade. Assim, Maria José está mentindo e, portanto, José Fco tem razão quando diz que ela mente. E assim, Fco José mente. Se Fco José mente e Maria José também mente, quem fala a verdade é, como vimos, José Fco.

E agora que já estamos bamba no assunto, nada melhor que desopilarmos com um probleminha proposto na Olimpíada Brasileira de Matemática:

Cinco animais A, B, C, D e E, são cães ou lobos. Cães sempre contam a verdade e lobos sempre mentem. A diz que B é um cão. B diz que C é um lobo. C diz que D é um lobo. D diz que B e E são animais de espécies diferentes. E diz que A é um cão. Quantos lobos há entre os cinco animais?

Abraços e Bom Final de Semana!

_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse online com seus amigos . http://messenger.msn.com.br

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

Responder a