Oi, Pessoal!

Uma comprida e estreira faixa de papel tem 1024 unidades de comprimento e 1 unidade de largura, dividida em 1024 quadrados unitários. A faixa é dobrada repetidamente. A primeira dobra é realizada de modo que a extremidade direita fique sobre a da esquerda. O resultado é uma faixa 512 por 1 com o dobro da espessura. A seguir, a extremidade direita desta faixa é dobrada de modo a ficar sobre a da esquerda, resultando em faixa 256 por 1 com o quádruplo da espessura. Este processo é repetido mais 8 vezes. Após a última dobra a faixa tornou-se uma pilha de 1024 quadrados unitários. Quantos destes quadrados estão abaixo do quadrado que era originalmente 942º quadrado contando a partir da esquerda?

Três formigas estão paradas em três dos vértices de um retângulo no plano. As formigas se movem uma por vez. A cada vez, a formiga que se move o faz seguindo a reta paralela à determinada pelas posições das outras duas formigas. É possível que, após alguns movimentos, as formigas se situem nos pontos médios de três dos lados do retângulo original?

A propósito, mostre que a diferença entre um número racional, suposto distinto de zero e um, e seu inverso, nunca é um número inteiro.

Abraços!

_________________________________________________________________
Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já! http://www.msn.com.br/discador

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

Responder a