Ok! Diogo. Há dois elementos-chave para resolver esse problema. O primeiro é a lei da demanda. A entrada de novas firmas aumentaria a competição por clientes, reduzindo o preço da gasolina. Em consequência, a quantidade demandada aumentaria. Em outras palavras, a quantidade de gasolina demandada excederia os 20.000 galões por hora da situação inicial. O segundo elemento concerne ao produto do posto de gasolina. Cada firma operará ao longo da porção negativamente inclinada da curva de custo médio, não na porção horizontal. Logo, seria de se esperar que cada posto abastecesse os consumidores com menos de 5.000 galões por hora. Se o total da demanda for maior do que 20.000 galões e o produto por posto for menor do que 5.000 galões, haverá espaço para mais de quatro postos. Por exemplo, suponha que a quantidade total demandada aumente para 24.000 galões por hora e cada posto forneça apenas 4.000 galões por hora. Neste caso, haveria na cidade seis postos de gasolina em vez de quatro.

Uma tarifa eleva os preços domésticos, reduz o consumo, aumenta a produção doméstica e reduz as importações. Os consumidores perdem mais do que os demais ganham. Uma quota pode ter o mesmo efeito de uma tarifa, com exceção de que o governo não recolhe uma receita tributária. Os importadores ganham dinheiro por causa da quota, enquanto o governo arrecada a partir de tarifas, que lhe permitem financiar uma redução de impostos e/ou financiar programas públicos.

A propósito, se o Japão exportasse produtos para os Estados Unidos, mas não importasse nada dos Estados Unidos, quem ficaria em pior situação? Me parece que já foi discutido na lista...

Abraços!

_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse online com seus amigos . http://messenger.msn.com.br

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

Responder a