Digamos que voc? v? passar uma temporada entre os nativos da misteriosa
ilha de Tumbolia. Os nativos falam uma l?ngua sobre a qual voc? nada sabe,
exceto que ela ? muito diferente de qualquer lingua que voc? conhe?a.
Durante um passeio com um nativo, voc?s veem um coelho; o nativo aponta
para o coelho e diz: "Gavagai!". O que voc? deduz?

Diz a lenda que os exploradores quando chegaram no Canada'
foram recebidos ao som de "Kanata" (ou algo parecido).
Os exploradores acharam que este era o nome do lugar
(se nao me engano, "Kanata" se referia `a cabana indigena)
e deram o nome ao pais.

Voltando ? matem?tica, imagine que num problema de olimp?ada seja pedido
para determinar quantas vomplas sesquisim?tricas de ordem 2006 existem.

Vomplas sesquisimetricas realmente nao dah. Mas eu jah fiz uma prova
de Matematica em que uma questao comecava assim:
"Um arataca tem em seu carpuz n guaiamuns" Na epoca, eu nao sabia
o que era um arataca, um carpuz e muito menos um guaiamum.
Tive que deduzir primeira quantas patas tem um guaiamum
(tentei com 2, 4, 6, 8 e 10) para depois descobrir o valor de n.
O mais interessante foi descobrir, 15 anos depois,
que quem tinha feito a questao foi um atual amigo meu,
TenCel Apolinario, professor do IME.

Abracos,
sergio

Responder a