Quando se trata do conjunto vazio, muitas vezes chegamos aquelas situacoes
em que algo eh verdadeiro por vacuidade. Por exemplo, no conjunto dos reais,
a afirmação "Se x^2 <0 entao x = 17" eh verdadeira. Como não existe real com
quadrado negativo, entao qualquer afirmacao que se siga como conclusao da
hipotese eh verdadeira por vacuidade. Podemos ver isso tomando a
contrapositiva. "Se x <>17, entao x^2 >=0", que claramente eh uma afirmacao
verdadeira.
 
Por definicao, um conjunto A estah contido em B se todo elemento de A for
elemento de B. Consideremos a afirmacao "Se A eh vazio, entao A estah
contido em B". De fato, parece um tanto estranho, pois A nao tem elementos.
Mas, tomando a contrapositiva,   temos que "Se A nao a esta contido em B,
entao A nao eh vazio." Eh verdadeira, pois, se A nao estah contido em B,
entao A contem  algum elemento que nao estah em B, logo A contem pelo menos
um elemento e nao eh vazio.
 
Isso justifica o vazio estar contido em qualquer conjunto, inclusive nele
mesmo. 
 
Artur 

-----Mensagem original-----
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] nome de
Bruna Carvalho
Enviada em: segunda-feira, 11 de dezembro de 2006 19:17
Para: [email protected]
Assunto: [obm-l] Conjunto


Porque o conjunto Vazio está contido em todo conjunto ??
Não entendo isso.
-- 
Bjos, 
Bruna 

Responder a