Oi Nehab,

Você tem razão, sim. Não acho feio dizer que usamos macetes, pulos do gato, 
truque etc (todas essas expressões dizem a mesma coisa, em minha opinião). 
Aliás, eu os uso com meus alunos, e não tenho pudor nenhum em dizer a eles: 
"isto é um macete", "esse problema tem um pulo do gato", ou colocações do 
gênero.

Eu só achei que o tom do "professor", e da reportagem, passa uma idéia errada 
do que seja a matemática. Uma coisa é usarmos nossos macetes depois que nos 
certificamos de ter dado uma base conceitual correta daquilo que queremos. 
Outra coisa é passar esses macetes (inúteis, por sinal), que nem são para 
resolver problemas curiosos ou malucos, mas interessantes. Veja bem, que 
importância tem um algoritmo (vixi!) para extração de raiz quadrada que vale 
apenas para uma meia dúzia de números?

Finalizando: você não me amolou, de jeito nehum. Deu-me até uma boa 
oportunidade de falar mais sobre o que penso sobre esses "truques" na solução 
de certos problemas. Além disso, estamos em meio a um ambiente democrático de 
discussão, e é claro que toda discordância deve ser bem-vinda, já que só 
contribui para o enriquecimendo do debate. Na verdade, acho que todos os emails 
que foram aqui postados sobre esse assunto, tendo eu concordado com eles ou 
não, ou com partes deles, serviram muito para esse enriquecimento!!

Um abraço a todos,

João
  ----- Original Message ----- 
  From: Carlos Eddy Esaguy Nehab 
  To: [email protected] 
  Sent: Wednesday, July 04, 2007 9:36 PM
  Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] picaretagem no ensino da matemática


  Ora, João,

  Não quero te amolar, mas... o que você entende por macete?  Esta palavra 
infelizmente tem uma conotação negativa, mas nós não fazemos outra coisa nesta 
lista que não seja usar procedimentos, regras, memória anterior de solução de 
outros problemas, analogias  etc, etc.  

  Você acha que é feio dizer que usamos macetes?  Não acho.  Os macetes nada 
mais são do que experiência acumulada...

  E quer queiramos ou não, 99% do que fazemos aqui é encontrar "pulos do gato" 
para problemas curisos e muitas vezes malucos.

  Tudo bem, gostamos disto, mas ....  haja macetes!

  Que o tal "professor" é um idiota, que a escola que o chamou ridícula, não se 
discute, mas nós todos podemos odiar a palavra macete, mas não vivemos sem 
eles...

  Caramba, não sei onde estava com a cabeça que escrevi tanta inutilidade por 
causa de um idiota engraçado !!!!

  Abraços,
  Nehab

  At 15:15 4/7/2007, you wrote:

    É, mas ele está também passando a idéia de que a matemática é, na verdade, 
um conjunto de macetes... 

      ----- Original Message ----- 

      From: Carlos Eddy Esaguy Nehab 

      To: [email protected] 

      Sent: Wednesday, July 04, 2007 2:39 PM

      Subject: Re: [obm-l] picaretagem no ensino da matemática


      Calma gente,


      Se a gente levar para o lado da brincadeira, este maluco até fez uma 
positiva propaganda da Matemática, sugerindo que ela nem é tão difícil assim e, 
se bem ensinada, qualquer passante na rua pode aprender a fazer contas 
rapidinho...


      Bem pior é o que eu vejo no dia a dia escrito em livros adotados por 
ai...   


      Abraços,

      Nehab 


      At 11:09 4/7/2007, you wrote:

        Meu, esse cara é um babaca. Como pode se dizer ser um professor? "E 
acha a raiz das ponta"...



        Quero agora que a fantástica RedeTV, ainda mais fantástica pela 
publicação desta fabulosa reportagem, desta incrível revolução no ensino da 
matemática, publique a prisão deste charlatão imbecil.



        Ou será que a RedeTV pouco se importa com a formação do brasileiro? 
Querem apenas audiência da grande massa desinformada que admira o "sucesso do 
método", nas palavras da jornalista imbecil.



        "Ele causou uma revolução" realmente, querida entrevistadora que não 
sei o nome, e vai acabar por estragar ainda mais nosso querido ensino.



        O pior é ver o coitado do sujeito que dizia achar "super difícil" e 
agora achar "super fácil"...



        E que beleza de coordenadores desta escola estadual que convidaram o 
Sr. Místico para ensinar seus super métodos para os vestibulandos... será que 
ninguém se dá conta de que vestibulando já tem muito com o que sofrer? 



        Desculpem a revolta.

        Bruno





        2007/7/4, Marcelo Salhab Brogliato <[EMAIL PROTECTED] >: 
          Realmente, assustador!

          abracos, 
          Salhab

          On 7/4/07, Emanuel Valente < [EMAIL PROTECTED]> wrote: 
          > É incrível como uma emissora possa colocar uma matéria dessas. O 
          > cidadão diz que desenvolveu algorítmos para as 4 operações básicas 
e 
          > promete levar ao ensino público. E pasmem, não é piada: 
          > 
          > http://www.youtube.com/watch?v=7-644rpNVT4 
          > 
          > 
========================================================================= 
          > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
          > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
          > 
========================================================================= 
          >

          
========================================================================= 
          Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
          http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
          
=========================================================================






        -- 

        Bruno França dos Reis

        email: bfreis - gmail.com

        gpg-key: http://planeta.terra.com.br/informatica/brunoreis/brunoreis.key

        icq: 12626000


        e^(pi*i)+1=0 

Responder a