Amigos, sugiro uma olhada no livro "Curso de Algebra", do Sinezio de Farias. A edicao que tenho eh de 1959 (sou da turma do Nehab), e as definicoes sao meio diferentes do que aprendi. Ele admite monomios da forma (ax^n.y^m)/(bz^p.t^q), onde a e b são constantes e m, n, p e q sao numeros naturais. Quando me ensinaram, o que foi dito é que monomio eh ax^m.y^n.z^p, onde a eh constante e m, n e p inteiros positivos. A impressao que tenho eh que tudo eh convencao (por favor, nao aquela beberagem), nao vejo utilidade na definicao do Sinezio. Soh para ter ideia, ele chama inteiros relativos de "numeros qualificados". Eh bom lembrar que a primeira edicao eh de 1946. Outro exemplo: antigamente matrizes e determinantes tinham (quem lembra?) diagonal principal e diagonal secundaria. Hoje, qualquer um com uma leve camada de verniz de civilizacao nao usa mais essa bobeira, exceto muitos professores que todos nos conhecemos. Acho que eh por ahi. Abracos, olavo


From: Antonio Giansante <[EMAIL PROTECTED]>
Reply-To: [email protected]
To: [email protected]
Subject: Re: [obm-l] polinômios
Date: Mon, 16 Jul 2007 22:16:26 -0300 (ART)

Pois então jones, mas mesmo qdo se fala em anel, só
encontrei definições com coeficientes inteiros. O
problema é que, em alguns casos, falamos de polinômios
com qualquer grau real (como no bin. de Newton),
entretanto, não se define o grau do polinômio nesses
casos. Eu não encontrei nenhuma referência a esses
casos, e não quero "criar" novas teorias só pra
"fingir" que respondi aos meus alunos. Quero passar a
informação correta. Em vista disso, podes me indicar
alugma referência bibliográfica? obrigado.


--- jones colombo <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>  Olha, não sei muito bem,  mas esta é uma questão de
> definição de
> polinômio.  Falamos que um  elemento  é um polinômio
> quando é formado por
> combinações linear de monomios, e os monomios
> aparecem com coeficientes
> inteiros positivos. Nada o impede de trabalhar com
> outras variantes deste
> objeto, mas então é costume falar que o objeto é um
> anel com tais e tais
> propriedades. Creio que esta é a convenção.
>
>  Até.
> Jones
>
> On 7/16/07, Antonio Giansante
> <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> >
> > olá. Alguém chegou a alguma conclusão com relação
> à
> > minha pergunta? Qualquer "pista" já me ajuda.
> Valeu.
> >
> >
> >
> >
> >
> >
>
____________________________________________________________________________________
> > Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
> > http://yahoo.com.br/oqueeuganhocomisso
> >
>
=========================================================================
> > Instruções para entrar na lista, sair da lista e
> usar a lista em
> >
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> >
>
=========================================================================
> >
>




____________________________________________________________________________________
Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
http://yahoo.com.br/oqueeuganhocomisso
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

_________________________________________________________________
MSN Messenger: instale grátis e converse com seus amigos. http://messenger.msn.com.br

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

Responder a