Obrigado pela solucao e pela licao, Mestre Nehab,
tambem era absolutamente previsivel a sua participacao. Ironicamente, eu
esparava de voce uma solucao trigonometrica e do Ponce a puramente
geometrica. Isso prova que os verdadeiros mestres, apesar de terem suas
predilecoes, sabem caminhar em qualquer terreno.

Um abraco,
Palmerim

Em 12/09/07, Carlos Eddy Esaguy Nehab <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>  Oi, Palmerim,
>
> Pois é, o Ponce diz que solução trigonométrica é feia só para implicar
> comigo.   Mas então eu vou implicar com ele, também, dando a solução
> geométrica.
>
> A inspiração da solução está no mesmo contexto que dois problemas
> clássicos que habitam esta lista com alguma regularidade:
> 1) Triângulo Isósceles de 20/80/80 onde  A = 20; traçam-se por B e C
> cevianas fazendo 50 e 60 graus com a base BC, de tal forma que D está em AC,
> E em AB, BCE = 50, DBC = 60 e se deseja o angulo EDB;
> [...]

Responder a