Dois pontos na esfera de raio 1 estão conectados por um arco A contido no
interior da esfera.
 Mostre que se o comprimento do arco A é menor do que 2 então existe um
hemisfério H que não intercepta A.

______

Minha ideia até agora foi simplesmente criar um hemisfério da seguitne
forma:
Acho um ponto P coplanar aos dois pontos B e C que seja arco médio de B e C.
Aí basta achar o l.g. de P' tal que arco(P,P')=pi/2. ai essa circunferencia
determina o hemisferio H. Depois tenho q mostrar que qualquer arco q
intercepte esse hemisferio mede 2 ou +.

não sei se esse é o caminho.. mas nao estou cosneguindo formalizar...

Obrigado,
Maurizio

Responder a