Olá a todos,

Caro Paulo,

            O que eu estou tentando dizer, é que muitas vezes simplesmente não
conseguimos encontrar uma solução para um problema. Além disso, muitas vezes
enfrentamos dificuldades que nosso orientador ou professor não dispõe de tempo
para resolver. Para mim e muitos outros colegas da graduação a cadeira Análise
Real foi um completo desastre. Até hoje não sei como fui aprovado. Acho que há
uma carência muito grande de bons livros (em português) para o Ensino Superior.
            Acredito que um livro para ser bom, entre outras qualidades, deve
conter as respostas (e como já disse antes, em alguns casos, soluções). Com o
manual de soluções podemos apreender técnicas que são alcançadas apenas com
muita prática e experiência, pontos de vista diferentes, etc. Além de avaliar o
real progresso na compreensão dos tópicos estudados. A idéia de que alunos
preguiçosos podem ir direto às soluções ao invés de tentar resolver os
problemas servir como desculpa para não publicar as soluções, com o perdão do
rigor, é absolutamente estapafúrdia e descabida. Não se pode penalizar os
interessados por conta dos preguiçosos.

Um abraço.
Ulysses Coelho de Souza.

Ola Ulisses, Tio Cabri e
demais colegas desta lista ... OBM-L,

Voces acham que seria valioso apenas ver as solucoes do Livro de
Analise do Prof Elon ( Vol 1,  Projeto Euclides, IMPA ) sem tentar
raciocinar por si mesmo e encontrar a solucao ? Eu nao estaria fazendo
um mal de fosse divulgando as solucoes ?

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita

Responder a