Gustavo,

Fazendo f(x) = x, obtemos dois pontos fixos, x1 < x2. Vemos que,
aproximadamente, |x2| > |x1| > 0.5 (não importa o valor exato).

O teorema do valor médio nos diz que, num intervalo (a, b), existe c tal
que: (f(b) - f(a)) / (b - a)  = f'(c).
Seja então um intervalinho ao redor de x1. Nesse intervalo, |f'(x)| > 1.
Assim, para quaisquer dois pontos nesse intervalinho, digamos, x e x1,
temos: |(f(x) - f(x1))| / |(x - x1)| > 1  <==> |f(x) - x1| > |x - x1|, ou
seja, f afasta de x1 qualquer ponto próximo a x1. Raciocínio análogo nos
leva à mesma conclusão para x2.

Assim, os dois pontos fixos são repulsivos.

Se vc quiser então saber quais são os pontos iniciais que geram uma
sequencia convergente, que converge a x1, é a órbita da seqüência f^(-1)
(x1). (opere com conjuntos aqui, pois estamos tratando de uma função não
inversível).

Agora quanto aos pontos 0 e -1.

Considere g = fof. Os pontos fixos de g são então: x1, x2, 0 e -1. Se f já
afastava de x1 um ponto em suas proximidades, nem se fale g! Afasta ainda
mais rápido (basta utilizar a regra da cadeia e o fato de f ser contínua, e
aplicar o teorema do valor médio numa proximidade de x1 para ver isso).
Porem a história é outra para 0 e -1.

Temos: g'(x) = f'(f(x)) * f'(x). Tudo aí é contínuo, logo também g' é
contínua. Temos: g'(0) = f'(-1) * f'(0) = g'(-1) = 0. Assim, nas
proximidades de 0 (ou -1, mas vou omitir pois é análogo), a derivada, em
módulo, não ultrapassa um valor µ, 0 < µ < 1. Aplicando o teorema do valor
médio, chegamos a: |g(x) - 0| < |x - 0|, isto é, g aproxima de 0 um ponto
numa sua vizinhança. Assim, 0 e -1 (demonstração análoga para -1) são pontos
fixos atrativos de g. Logo, não sendo fixos de f, formam uma órbita de
tamanho 2, órbita essa que vai atrair pontos próximos a ela.

Deixo para você agora analisar qual é o conjunto dos pontos de partida que
geram uma seqüência que converge para x1, para x0, e quais são os pontos de
partida que geram uma seqüência que diverge para +oo.

Bruno

--
Bruno FRANÇA DOS REIS

msn: [EMAIL PROTECTED]