Olá Marcus,

vamos primeiramente analisar os autovalores... que podem ser obtidos através
de: det(A - kI) = 0
sabemos que o determinante de uma matriz é igual ao determinante da sua
transposta..
assim: det(A - kI) = det[(A - kI)^t] = det(A^t - kI), logo: os autovalores
são os mesmos..

e quem sao os autovetores? x é autovetor se Ax = kx, onde k é seu
autovalor..

então, temos que provar que: Ax = kx  implica em  (A^t)x = k'x, onde k não é
necessariamente igual a k'.

vamos ver: se A = [ 1 1; 0 1 ], então para x = [ 1 ; 0 ] temos: Ax = x, mas
(A^t)x = [ 1 ; 1 ] != x
Logo, podemos dizer que A e A^t tem os mesmos autovalores, mas não os mesmos
autovetores.

abraços,
Salhab

Responder a