Ninguém também tentou reslover este problema, a exemplo daquele que o Bouskela
citou.
Artur

-----Mensagem original-----
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
nome de Artur Costa Steiner
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: [obm-l] Raízes não triviais (x diferente de n) da equação x^n =
n^x

Supondo-se n >= 2 inteiro, acho que mostrar isto é um problema interessante:

Se n = 2, há uma raiz não trivial em (-1, 0), a qual é transcendente

Se n >= 3, temos então que:

     Se n for par, há uma raiz não trivial em (-1, 0) e outra (1, e). Cada uma
desatas raizes eh ou racional ou transcendente           (nenhuma delas eh
algebrica irracional)

        Se n for impar, nao hah raizes negativas. Ha uma raiz nao trvilal em
(1, e), que eh ou racional ou transcendente. Se n for primo,       entao esta
raiz eh certamente transcendente.

(se n for um real, aih tudo pode acontecer)

A existencia de uma raiz nao trivial em (1, e), para n <> 2, acho que jah foi
discutida aqui. Uma forma de provar isto é analisar afuncao f(x) = ln(x)/x.
Essa eh uma das formas de provar que (2, 4) e (4,2) sao os unicos pares de
inteiros tais que x^y = y^x.

Abracos

Artur