2008/9/23 Bouskela <[EMAIL PROTECTED]>:
> Olá Rogerio,
Oi Bouskela e Ponce !

> Sua pergunta:
> Existe uma probabilidade fixa de que alguém entre, ou de que alguém saia do
> elevador?
>
> A resposta:
> Não! Todas as entradas e saídas do elevador são eventos independentes e de
> mesma probabilidade, i.e., p.ex., 2 pessoas que saem e 5 que entram são 2
> eventos independentes e de mesma probabilidade. Evidentemente, as regras
> fixadas (condições de contorno) devem, todas elas, ser obedecidas.
Isso é meio estranho, e eu acho (só posso achar) que é isso que
perturbou o Ponce (e a mim também, mas só depois de ver a tua resposta
!). Pense assim : tem 2 pessoas no elevador. Logo, a probabilidade de
que 5 saiam é nula. E a probabilidade de que 2 entrem não (enfim, se o
elevador comporta 4 pessoas, com certeza, se só couberem 2 e só sair
uma, não vai dar !). Eu acho que é essa a questão do Ponce, e eu acho
(e mais uma vez, em Combinatória, a gente tem que fazer um monte de
hipóteses) que pela tua resposta, o que você está querendo dizer é que
a probabilidade de descerem n pessoas de um elevador com x
passageiros, 1<= x <= p, é 1/x ; daí talvez a probabilidade de subirem
m pessoas num elevador que já tem y passageiros (e repare que aqui y <
p!) é 1/(p-y). Mas repare que y = x-n, e portanto haveria uma certa
dependência dos eventos... Se for só pra calcular "de quantas formas o
elevador pode chegar lá em cima" (ou seja, *contar* o número de
percursos diferentes), daí a probabilidade não interfere (afinal, não
estamos calculando probabilidade alguma), mas se for pra dar uma
"estimativa da chance de o elevador chegar lotado no último andar",
daí é bem mais complicado sem as probabilidades !

> Sds.,
> AB

Abraços !
--