Olá.

Quero dizer primeiro que eu procurei nos meus dois livros de cálculo (James
Stewart e o da PUC) e na internet em geral a definição de dy/dx (ou df/dg,
tanto faz) e não achei algo que explicitasse isso com clareza o suficiente para
mim. Me viro bem com os outros conceitos de derivação, usando f(x) e f´(x), mas
a notação de Leibniz ainda me causa certa confusão.

[eu vou usar a notação lim[b->c]{f/g} sendo limite de (f/g) quando 'b' tende a
'c']

Enfim, o Stewart diz que dy/dx, quando y está em função de x, é definido como...

dy/dx = lim[delta(x)->0]{delta(y)/delta(x)}

Peruntas:

[1] Eu posso interpretar dx como lim[delta(x)->0]{ delta(x) }
[2] Se sim, então posso dizer que dy/dx = lim[delta(y)->0]{ delta(y) } /
lim[delta(x)->0]{ delta(x) }
[3] Se sim, por que não posso 'cortar' du em (dy/du)*(du/dx) ?
[4] Qual a definição precisa de dy/dx?
[5] Algo mais de interessante para acrescentar?

Abraços,

Pedro Lazéra Cardoso.
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver
offline. Conheça  o MSN Mobile!
http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br

Responder a