Tem razão! Nehab! Sou muito grato à paciência dos colegas quanto aos assuntos
que fogem ao escopo da lista. O nosso administrador fica à vontade para deletar
indesejáveis assuntos. Quanto ao operário indagado pelo Fernando, é uma
resposta referente ao título anterior "Custo-Benefício". Agora, a explicação da
razão da redução do número de quilõmetros viajados é bem mais sutil do que se
imagina. Uma boa dica: Suponha primeiro que todos os consumidores tenham
preferências idênticas, rendas não provenientes de salários idênticas e taxas
salariais idênticas, e encontre um sistema melhor para alcançar uma redução
especificada no consumo de combustíveis. Que considerações surgem quando você
remove o pressuposto do consumidor representativo...?
O sistema de votação mais usado é o da decisão por maioria simples. Mesmo
assim, os resultados deste sistema contêm propriedades paradoxais. As coisas
tornam-se ainda mais insidiosas quando os ciclos de eleições estão encaixados
em um programa maior. A vontade da maioria pode deixar todos em situação pior.
Suponha que os Sete Anões são candidatos em uma eleição. Os eleitores estão
divididos em três facções iguais: Esquerda, Centro e Direita. As classificações
nestes grupos são as seguintes:
Classificação/Esquerda Classificação/Centro
Classificação/Direita
1º Feliz Zangado
Dunga
2º Atchim Dunga
Feliz
3º Zangado Feliz
Soneca
4º Dunga Dengoso
Atchim
5º Mestre Soneca
Zangado
6º Dengoso Atchim
Mestre
7º Soneca Mestre
Dengoso
Observe que o ordenamento cíclico entre Feliz, Dunga e Zangado é equivalente ao
ordenamento cíclico entre Robespierre, Danton e Madame Lafarge. Se começarmos
com Feliz versus Dunga, Dunga vence. A seguir, Zangado vence Dunga. Depois
Atchim, vence Zangado, Soneca vence Atchim, Dunga vence Soneca e Mestre vence
Dunga. Isto é impressionante. Uma sequência de eleições pela regra da maioria
nos levou de Feliz, Dunga e Zangado a Mestre, embora todos os eleitores
concordem que qualquer um entre Feliz, Dunga e Zangado é melhor que Mestre.
Como isto aconteceu?
Vocês sabiam...que o empate técnico ocorre quando há interseção dos intervalos
de confiança de ambas inferências sobre as proporções de votos...nada a ver com
margem de erro para mais ou para menos...
Considerando candidatos com percentuais de intenção de voto de 50% e 42% em uma
pesquisa com margem de erro de 4% chegamos a conclusão que a leitura correta da
margem de erro dos candidatos oscilaria entre quais percentuais?
Bons Votos!
_________________________________________________________________
Conheça o Windows Live Spaces, a rede de relacionamentos do Messenger!
http://www.amigosdomessenger.com.br/