Devemos ensinar frações no ensino fundamental?
Acabo de ler alguns artigos que defendem uma resposta negativa para a pergunta
acima. Sumariamente a defesa do argumento pela negativa se divide assim:
(1) Fração, conforme conceituada no EF, não é um número, é um "operador", e.g.
3/4 significa 3/4 de alguma coisa, daí, segundo os defensores dessa
conceituação, há uma grande dificuldade em identificar uma fração com um número
racional, mais ainda, as operações com as frações ficam carecendo de
significado palpável para uma criança da 5ª ou 6ª série. Também, nesse
contexto, 47/14 não é uma fração,
pelo menos no sentido atribuído inicialmente " tantas partes de um todo "
(2) Frações raramente são encontradas no cotidiano das crianças, na era digital
número é número decimal em praticamente todas as aplicações.
(3) Após quatro ou cinco anos praticando com frações as crianças ainda não são
capazes de utilizá-las com desenvoltura.
Pessoalmente nunca tentei ensinar frações para crianças e, acredito, deve ser
mesmo uma tarefa difícil. Todavia nunca me ocorreria a ideia de suprimi-las do
EF.Pelo contrário, acho até um problema pedagógico desafiador encontrar
situações interessantes para as crianças aprenderem a utilizar frações.
Gostaria muito de ler algumas considerações dos colegas sobre o assunto!
Grato pela atenção.
Tarso de Moura Leitão.

Responder a