O Walter,
Vou arriscar uma tentativa, veja se concorda (aguardando, naturalmente,
outros comentários e eventuais correções).
Acho que devemos considerar C (6,2) = 6 situações possíveis quanto à
primeira dupla (só de mulheres) como mostra o quadro abaixo:

 *SITUAÇÃO*

*1ª DUPLA*

*2ª DUPLA*

*3ª DUPLA*

*TOTAIS*

1ª

Maria e Ana

C (3,2)

C (4,2)

3x6 = 18

2ª

Maria e Marta

C (4,2)

C (3,2)

6x3 = 18

3ª

Maria e Patrícia

C (4,2)

C (3,2)

6x3 = 18

4ª

Ana e Marta

C (4,2)

C (3,2)

6x3 = 18

5ª

Ana e Patrícia

C (4,2)

C (3,2)

6x3 = 18

6ª

Marta e Patrícia

C (5,2)

C (2,2)

10x1 = 10

Adicionando os totais, teríamos 100. Só que esta alternativa não existe na
questão. Então, vamos aguardar os comentários dos mestres da lista.

Abraços,
Palmerim

2009/3/24 Walter Tadeu Nogueira da Silveira <wtade...@gmail.com>

> Oi, amigos
>
> Podem pelo menos dar uma luz didática? Abraços...
>
> " João, Alfredo, Carlos, Maria e Ana são brasiliense. Artur, josé, marta e
> patricia sao cariocas. Três duplas serão formadas: A 1ª dupla só com
> mulheres.. A 2ª dupla so com brasilienses e a 3ª dupla so com cariocas.
> Ninguém pertence a mais de uma dupla... De quantos modos diferentes pode-se
> formar estas duplas?"
>
> A) 36
> B) 72
> C) 88
> D) 90
> [...]

Dharmo rakshati rakshatah

"O Dharma protege aquele que protege o Dharma"
  • [obm-l] Uma sugestão Walter Tadeu Nogueira da Silveira
    • [obm-l] Re: [obm-l] Uma sugestão Palmerim Soares

Responder a