  From: Rafael Ando
  To: obm-l@mat.puc-rio.br
  Sent: Monday, March 30, 2009 10:06 PM
  Subject: Re: [obm-l] Combinatoria

  Bom, na verdade daria isso só se você não soubesse quais chaves deram
certo/errado com cada tentativa (acho pouco realista, mas as vezes os problemas
são inverossímeis mesmo)... e por tentativa, eu tinha entendido o ato de tentar
abrir UMA fechadura, mas o enunciado está meio ambíguo mesmo.... de qualquer
maneira, acho que mesmo interpretando o enunciado à sua maneira, daria (7!-1)
combinações: afinal, se você tentar 7!-1 vezes e todas falharem, já sabemos que
a última combinação é a correta e não é necessário mais uma tentativa para
decidir qual chave corresponde a cada fechadura...