Ola Tadeu e demais colegas
desta lista ... OBM-L,
( escreverei sem acentos )

O problema esta um pouco ambiguo. Vou dizer o motivo mais adiante.

Podemos escolher 5 cores de um total de 9 de Binom(9,5) maneiras.
Fixadas cinco cores, elas fornecem Binom(5,2) combinacoes de duas
cores. Podemos escolher 4 destas combinacoes de Binom(Binom(5,2),4)
maneiras. Portanto, a numero de maneiras de "pintar" o tetraedro sera
:

R=Binom(9,5)*Binom(Binom(5,2),4)

eu acho que o problema esta um tanto ambiguo porque nao sabemos, a
priori, se as bolinhas dos vertices sao indistinguiveis. Alem disso,
existe uma unica maneira de pintar uma bolinha com 1 cor, mas existem
diversas maneiras de pintar um bolinha com duas cores ...

Usando duas cores, de quantas maneiras seria possivel colorir uma
esfera de maneira que cada cor cor ocupasse CONTINUAMENTE 50% da
superficie esferica ?

um abraco a todos !
PSR,21304091120