Ola Marcone e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Para quem quer partir do zero, o livro abaixo e interessante :

1)
http://www.impa.br/opencms/pt/publicacoes/colecao_matematica_universitaria/livro_introducao_a_teoria_dos_numeros/index.html

Veja tambem :
2) http://www.mat.unb.br/~maierr/tnotas.pdf

O livro abaixo seria um curso mais avancado, para voce estudar quando
ja tiver aprendido as coisas basicas dos link's 1) ou 2) acima :

3) http://www.uv.es/ivorra/Libros/Numeros.pdf

Um abraco a todos
PSR, 51604090944