Ola Bruno e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

A mensagem do Bruno e muito boa. Este espaco e uma LISTA DE DISCUSSAO
DE PROBLEMAS DE MATEMATICA OLIMPICA, nao e lugar para se propor
problemas de vestibulares ou concursos publicos. Digo isso, em
primeiro lugar, porque esse era o
objetivo original deste ambiente, conforme pode se ver na pagina da
OBM. Se o Prof
Nicolau nao alterou este objetivo, ele continua o mesmo ... Alem
disso, estudantes de
concursos e vestibulares tem inumeros outros espacos na Internet para
colocarem e discutirem seus problemas especificos, ao contrario dos
estudantes que se preparam
para Olimpiadas, com muito poucas opcoes.

Ha alguns anos, estudantes de olimpiadas de diversas partes do Mundo
assistiam as nossas discussoes. Eu receibia mensagens de alunos de
paises da America do Sul, dos EUA e da Europa interessados nos nossos
problemas, discussoes e solucoes. Me lembro que na traducao dos
problemas russos  :

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/psr/

Eu precisei disponibilizar a traducao na pagina do Prof Nicolau,
tantos e tao diversificados eram os pedidos.

E o que estamos vendo agora ? A nossa tao estimada lista cheia de
problemas triviais, altamente distantes do ideal olimpico e verdadeira
fonte de solucoes para alunos preguicosos que nao querem pensar. Isso
afugenta os alunos serios, os Prof's competentes e muitas
outras pessoas que poderiam estar colocando aqui belas questoes e
belas solucoes, ajudando assim aquele nosso amigo de um estado
distante, que gostaria de se preparar para as
Olimpiadas de Matematica e que nao dispoe de locais de treinamento
proximo as suas casas.

A maneira mais sabia de combater estas coisas, eu penso, e nao
responder a estas questoes, desestimulando assim aqueles que estao,
conscientes ou nao, desvirtuando este espaco de seu belo ideal
original.

Um abraco a Todos
PSR, 42904090841

EM TEMPO : O Euler nos ensinou a calcular a soma dos inversos dos
quadrados dos numeros naturais. Nomeadamente ele mostrou que :

1 + (1/2)^2 + (1/3)^2 + ... = (pi)^2 /6

Mas tambem e verdade que ele tentou somar os inversos dos cubos dos
numeros naturais sem sucesso. Parece mesmo que esta soma ainda hoje e
um "problema em aberto". Pois bem.  Expresse

Como uma soma de numeros binomiais na qual NENHUM dos numeros binomias
aparece em denominador ou elevado a potencias diferentes de 1.