Ola Joao e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Agora lembrei. Infelizmente nao tenho mais as figuras ali citadas.
Talvez lhe seja util falar um pouco da motivacao para este
desenvolvimento.

Quando eu estudei este assunto ( PA de ordem superior ) pela primeira
vez me deparei com o seguinte teorema :

"A soma dos termos de uma progressao aritmetica de ordem P e um
polinomio de ordem P+1"

Este teorema e criticavel de diversas maneiras. Vou citar aqui as duas
principais :

1) Pressupoe um conceito de ordem de uma progressao aritmetica que nao
esta explicitamente enunciado e explicado
2) Voce precisa resolver um sistema de equacoes lineares para
encontrar o polinomio que representa a soma dos termos da PA de ordem
mais alta.

Exemplo :

Suponha que voce deseje encontrar o polinomio que representa a soma da
progressao aritmetica de 2 ordem : 2^2, 5^2, 8^2, 11^2, ... ,
(3N-1)^2, ...

Usando esse teorema voce precisa fazer assim :

1) Supor um polinomio soma S(N) = AN^3 + BN^2 + CN + D. fazer :

2) Fazer :

S(1) = A + B + C + D = 4 = 2^2
S(2) = 8A + 4B + 2C + D = 29 = 2^2 + 5^2
S(3) = 27A + 9B + 3C + D = 110 = 2^2 + 5^2 + 8^2
S(4) = 64A + 16B + 4C + D = 131 = 2^2 + 5^2 + 8^2 + 11^2

3) Resolver o enorme sistema acima.
4) Montar o polinomio soma com coeficientes A, B, C e D

Imagina para progressoes de ordem mais alta, digamos, de 7 ordem, etc.
Um absurdo !

Portanto, era natural que eu procurasse uma forma de botar ordem nesta
bagunca e desenvolver uma forma inteligente de fazer as coisas. Esta
foi a minha principal motivacao.

Com as tecnicas que eu desenvolvi e que voce pode ver na mensagem cujo
link voce postou, voce pode encontrar o polinomio soma de uma PA de
ordem qualquer em menos de 1 minuto. No caso particular que eu citei,
temos :

S(N) = A*Binom(N,1) + B*Binom(N,2) + C*Binom(N,3)
onde A= A1=2^2 =4 , B=A2- A1= 5^2-2^2=21 e C=A3-2*A2 + A1 = 8^2 - 2*5^2 + 2^2=18
ou seja :

S(N) = 4*Binom(N,1) + 21*Binom(N,2) + 18*Binom(N,3)

As demonstracoes estao lá.

Note que isto e um pequeno aspecto de algo mais amplo. Por exemplo,
voce pode estender o conceito de progressao arimetica para incorporar
progressoes de ordem negativa e fracionaria. A sequencia 1, (1/2)^3,
(1/3)^3 , (1/4)^3 e um exemplo de uma PA de ordem -3. Neste caso, nao
nos interessa a soma de uma quantidade finita de termos, mas o valor
para onde a serie converge.

A importancia de se estudar PA's de ordem superior e poder tratar de
TRIANGULOS ARITMETICOS, que sao na verdade familias de PA's. Por
exemplo, considere a sequencia :

O triangulo de Pascal e apenas um caso particular dentro do universos
dos trainguloas aritmeticos. Enfim, este estudo tem aplicacoes simles,
como esta que voce esta abordando, mas tem tambem implicacoes nao tao
simples, que nao e cabivel espor aqui.

Um Abracao
PSR, 21805090C01