Ok! Artur e demais...Qual a saída combinatória para a indagação do colega
Fernando quanto à possibilidade do encontro ocorrer? Taí um prato cheio para o
Palmerim, Maldonato, Silas, etc..

Um colar é um fio circular com pedrinhas que podem deslizar sobre o fio. É
permitido rodar o colar, mas não virá-lo. Quantos diferentes colares podem ser
feitos usando 13 diferentes pedrinhas. E se fosse permitido virar o colar, qual
seria a resposta?

Um jogo de armar consta de 25 quadrículas que convenientemente justapostas
formam um quadrado. Quantas arrumações apresentam, pelo menos, as quadrículas
das cantoneiras no lugar certo?

Em duas retas assinalamos o ponto de interseção e mais ainda: 6 e 4 pontos,
respectivamente, em cada uma. Quantos triângulos diferentes podem ser
construídos com vértices nestes pontos?

A propósito, se você apostasse na Mega Sena todas as semanas na combinação
01-12-19-27-33-48 e por infelicidade essa fosse a última combinação a ser
sorteada (sem que nenhuma dezena se repetisse), quantos anos você teria de
esperar para ganhar a Sena?

Caro Paulo, sòmente agora entendi as suas indagações harmônicas, aliás, bem
mais sutis do que imaginava. Vou me aprofundar no assunto, pois já esgotei
todos os meus r-ésimos recursos mnemônicos...

Abraços!

Conheça os novos produtos Windows Live! Clique aqui.
http://www.windowslive.com.br

Responder a