Vocês, Jefferson e Lafayette, estão cometendo um erro depois de crasso com esta
história (ridícula) de calcular a tal da TIR.

Explico-me:

Quando se afirma que uma empresa apurou um determinado lucro, neste valor do
lucro – necessariamente – devem estar incluídos todos os rendimentos auferidos
pelo capital investido. Trata-se de uma lei contábil e, aliás, não poderia
mesmo ser de outra forma: é inadmissível haver um ingresso de capital (e.g.,
obtido pela tal da TIR que vocês insistem em considerar), que não seja
devidamente contabilizado. Caso contrário, como calcular a tributação? Reparem
que cada parte do lucro é tributada de forma diferenciada, nomeadamente as
alíquotas, isenções e abatimentos.

Assim, no exercício proposto, o valor do lucro, igual a 92.400, inclui os
juros, as atualizações monetárias etc., que foram auferidos pelas parcelas que
compõem o capital dos sócios A, B e C, nas devidas datas (talvez – sei lá! –
mensalmente, anualmente...). O que se quer é simplesmente repartir este lucro.

Portanto, não se pode atualizar, novamente, o capital investido, uma vez que
isto já foi considerado! Muito menos, se pode considerar que os rendimentos do
capital sejam ingressos mensais (como – sei lá o porquê – vocês acham que seja
lógico). Reparem que o capital investido é composto por ativo imobilizado,
capital de giro, reserva de contingência etc. Algumas destas parcelas são
passíveis de auferir rendimentos, outras não! Imaginem se um investidor pegar
todo o capital da sua empresa e investir em um fundo que, posteriormente, venha
a quebrar... Nenhuma lei contábil (a não ser uma lei feita por rapazes tão
inteligentes e doutores em Contabilidade e Administração como vocês dois)
poderia admitir isto.

Entenderam?

Sugiro que vocês, antes de fazerem malabarismos com PGs e complicarem tolamente
questões facílimas, leiam, pelo menos, a introdução de um livro de
Contabilidade!

AB

 <mailto:bousk...@msn.com> bousk...@msn.com