De: owner-ob...@mat.puc-rio.br [mailto:owner-ob...@mat.puc-rio.br] Em nome
de Sergio Lima Netto
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: [obm-l] Falando em construções geométricas..

Caro Osmundo,

Obrigado pelo problema e pela fonte do mesmo.

Antes que os verdadeiros mestres do desenho geometrico
desta lista acordem, coloco minha resposta obtida
por geometria analitica!

Sejam:
. "teta" o angulo entre o segmento AB e a reta r dados;
. "I" o ponto de intersecao de AB com r;
. "M" o ponto medio de AB;
. "m" a mediatriz de AM;
. "d" a distancia de I ao ponto M medio de AM;

Resposta:
o centro "O" da circunferencia desejada esta sobre a mediatriz
de AB e eh tal que: OM = d cotg(teta).

Isto nos conduz a uma construcao, por exemplo, do tipo:

(i) trace a mediatriz m de AB pelo ponto M medio deste segmento;
(ii) trace o circulo de centro M e raio MI (= d), cuja intersecao (mais
proxima da reta r) com m eh o ponto P;
(iii) trace uma paralela r' a r por P, cuja intersecao com AB
eh o ponto P' (tal que MP' = d cotg(teta));
(iv) Marque MO = MP', com O sobre a mediatriz m e o mais distante
possivel da reta r;
(v) trace a circunferencia desejada: centro O e raio OA = OB.

Agora eu vou esperar pela solucao mais elegante.

Abraco,
sergio

On Thu, 24 Sep 2009 11:28:15 -0300, Osmundo Bragança wrote
> Já que estamos falando em construções com a régua e o compasso aproveito
> para compartilhar um lindo problema que está no livro do
>
> do Ross Honsberger intitulado Mathematical Chestnuts from  Around the
World
> .
>
> Sejam A e B pontos situados em lados opostos em relação a uma reta r do
> plano.
>
> Construa uma circunferência que passa pelos pontos A e B e corta a reta
nos
> pontos P e Q de tal modo que a corda PQ determinada
>
> pela reta na circunferência seja mínima.
>
> Muito legal para as nossas aulas de desenho geométrico.
>
> Um abraço.
>
> Osmundo Bragança.

> believed to be clean.

Sergio Lima Netto
PEE-COPPE/DEL-Poli/UFRJ
POBox 68504, Rio de Janeiro, RJ
21941-972, BRAZIL
(+55 21) 2562-8164

believed to be clean.

Instrues para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em