Pessoal,

Baixei na internet um material de teoria dos números da Universidade de
Brasilia.

Nele, o autor faz um comentário de que as congruências, mantendo-se algumas
restrições, como expoentes negativos, comportam-se como igualdades.

Se A=B mod C , A^3=B^3 mod C. Porém, da maneira que ele colocou, me pareceu que
dexida a entender que se  A^3=B^3 mod C, então A=B mod C, o que acho não ser
verdade....alguem pode me ajudar nesta dúvida ?

Abaixo o texto :

"
Particularmente, de a  b mod n seguem a + c  b + c e ac  bc mod n
e tamb´em a^k  b^k mod n para todo k 2 E a IN.
Estas regras dizem que congruˆencias mod n se comportam (mantendo-se um
certo cuidado em rela¸c˜ao ao cancelamento de fatores comuns [ver 6.16/6.17] e
com potˆencias de expoentes negativos), como se fossem igualdades.
Vejamos a utilidade do c´alculo com congruˆencias em alguns exemplos."

http://br.maisbuscados.yahoo.com

Responder a