Ola Gustavo e demais
colegas desta lista ... OBM,

Eu vejo as coisas assim :

Se cada exemplar for vendido ao preco unitario de 100 - 5X as vendas
subirao para 180+30X o que implicara numa receita bruta de
(180+30X)*(100-5X). Como cada exemplar custa 40, o lucro obtido sera
L(X) = (180+30X)(100-5X) - 40(180+30X)= (180+30X)*(60-5X). O objetivo
e maximizar L(X) com a condicao de que 100-5x > 40  => X < 12.

Se eu nao errei nenhum calculo acima, a parabola L(X) tem maximo em
X=3, o que atende a condicao X < 12. Logo, cada exemplar deve ser
vendido a 100-3*5= 85

Esse e um tipico problema elementar de pesquisa operacional. Para mais
variaveis, existe um metodo charmoso chamado de Metodo Vogel. Eis aqui
uma questao que pode ser equacionada
com os metodos da pesquisa operacional:

PROBLEMA : Vai comecar um campeonato de futebol com um unico turno (
cada clube joga com todos os outros uma unica vez ) no qual participam
2N clubes. Uma vitoria vale 3 pontos, o empate vale um ponto e derrota
nao confere pontos. Ao final, os P melhores classificados ( P < N )
passarao para a proxima fase. ANTES DE COMECAR O CAMPEONATO, qual sera
a quantidade minima de pontos que um clube devera fazer para ter
certeza de estara entre os P primeiros classificados.

OBS1 : note que conforme o campeonato vai avancando o minimo de pontos
para estar entre os P primeiro muda, ou seja, ele e funcao da
"rodada".

OBS2 : Pense numa classificacao em termos de pontos perdidos que tudo
fica mais facil

um abraco a todos
PSR,3101109083A