Ola' Tiago e colegas da lista,
o problema esta' perfeito, e nao faltam informacoes no enunciado.
Como voce usou um desenho (que nao fica armazendo na lista), acho
conveniente repetir o enunciado usando apenas palavras.
Vamos la'!

Seja um triangulo equilatero ABC.
Construa algum triangulo interno BCE, tal que :
1) apos tracar um segmento AD, com "D" pertencente ao segmento BE, e
2) apos escolher um ponto "F" pertencente 'a intersecao do segmento AD com o
prolongamento de CE,
as seguintes condicoes se verifiquem:
CF, AD e BE tem o mesmo comprimento.
Prove que o triangulo DEF sempre e' equilatero.

[]'s
Rogerio Ponce

PS: calma gente, pode parecer dificil construir a figura seguindo apenas o
enunciado, mas vou dar uma dica:

Construa um triangulo equilatero ABC.
Trace por B uma ceviana interna tal que o angulo formado com o lado BC seja
20 graus, por exemplo (poderia ser outro valor).
Trace por C uma ceviana interna tal que o angulo formado com o lado CA seja
20 graus (repetindo o valor anterior)
Trace por A uma ceviana interna tal que o angulo formado com o lado AB seja
novamente os mesmos 20 graus.
A intersecao entre as cevianas que passam pelos vertices B e C e' o ponto E.
A intersecao entre as cevianas que passam pelos vertices C e A e' o ponto F.
A intersecao entre as cevianas que passam pelos vertices A e B e' o ponto D.

Reparem que os 20 graus foram usados APENAS para facilitar a construcao da
figura, e isso nao faz parte do enunciado.
Alias, a igualdade entre esses angulos e' justamente uma das consequencias
diretas da demonstracao proposta.
Bom divertimento a todos!
[]'s
Rogerio Ponce

2010/4/26 Marcelo Costa <mat.mo...@gmail.com>

> Perdão pela pergunta, mas no enunciado é mencionado que BD = DE, CE = EF e

> --
> Tiago J. Fonseca

Responder a