________________________________
De: Ralph Teixeira <ralp...@gmail.com>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Enviadas: Domingo, 20 de Junho de 2010 11:44:03
Assunto: Re: [obm-l] Provando Continuidade

Eh, do jeito que foi feito, estah errado duas vezes.

Primeiro, porque nem todas as retas do plano sao da forma y=tx -- tem a reta
x=0, que nao pode ser escrita assim.

Segundo, porque ha exemplos classicos de funcoes que sao "continuas por todas
as retas" mas nao sao continuas. O que eu tenho no meu bolso eh este:

f(x,y) = 2x^2.y/(x^4+y^2) para (x,y)<>(0,0)
f(0,0)=0

Eh facil ver que:

i) Se x=0 ou y=0, f eh identicamente nula.
ii) Se y=ax com a<>0, f(t,at)=2at^3/(t^4+a^2.t^2)=2at/(t^2+a^2) -> 0 quando
t->0.
iii) Porem, f(t,t^2)=1, entao quanto t->0, (t,t^2) se aproxima da origem e
f(t,t^2)->1.

Eh muito bom desenhar as curvas de nivel deste exemplo, o grafico se possivel,
ver como as retas cortam as curvas de nivel, e entender o que estah acontecendo.

Abraco, Ralph.

2010/6/20 Bruno França dos Reis <bfr...@gmail.com>

Do jeito que está na foto, essa resposta está errada.

>A afirmação (II) está errada. É errado concluir que o limite de f(x, y) para
>(x, y) tendendo a (0, 0) é 0, usando apenas o que foi afirmado antes.
>
>O que vc provou é que o limite de f(x, y) para (x, y) tendendo a (0, 0)
>através de qualquer reta que passa pela origem vale 0. Mas vc precisa provar
>que f(x, y) tende a (0, 0) quando (x, y) tende a (0, 0) por todo e qualquer
>caminho existente.
>

>Um jeito simples de resolver este exercício é tentar fatorar (x^3 + y^3).
>Dica: (x^3 + y^3) = (x + y)*(...)
>

>--
> [...]

Responder a