Olá  Rafael ,
Esta questão pode ser resolvida usando  o cálculo  integral , mas vamos a
uma idéia sem o cálculo .
Supondo que  h seja maior que  r ,pense no seguinte : imagine 1/8 do volume
pedido que é um sólido de base quadrada , duas faces que são setores de
círculo e duas faces que são partes de superfícies cilíndricas .Depois
usando  o princípio de Cavaliere conclua que o volume pedido é igual 16r^3/3
. Vou pensar se haverá alguma alteração caso h seja menor do  que r .

Abraços

Carlos Victor

2010/9/5 Rafael Antunes de Andrade <rafael.antunes2...@gmail.com>

> Como eu calculo o volume da intersecção de dois cilindros iguais (com os
> eixos perpendiculares) de raio da base igual a r e altura igual a h?
> obrigado

Responder a