Olá,

Sou professor, e tenho horror de "problema contextualizado".

Com relação a "custos de produção" acho que o modelo "simples" mais adequado
é o linear:
C(x) = m * x + b

onde

C é o custo total
m é o custo por unidade produzida (materia prima, energia, etc. )
b é o custo fixo (aluguel do pavilhão, folha de pagamento, etc).

Daí temos o custo unitário:

U(x) = C(x)/x = m + b/x

que diminui com o aumento da produção, isto é, "dilui com a produção"
explicando o que se chama "economia de escala"...

Abraço,
Adaberto

Responder a