O ideal seria começar com um livro de análise e um de álgebra (isso se você
já viu cálculo e álgebra linear). Teoricamente, você não precisa ler um
livro de análise para ler um livro de topologia, mas só teoricamente.

Indicação de livros é uma coisa complicada, o ideal seria que você tivesse
acesso a alguma biblioteca e folheasse vários deles até achar o que mais de
agrada.

Análise real eu gosto bastante do Rudin:
http://www.amazon.com/Principles-Mathematical-Analysis-Third-Walter/dp/007054235XUma
boa referência brasileira é o Elon:
http://www.impa.br/opencms/pt/publicacoes/projeto_euclides/livro_curso_de_analise_vol_1/index.html

De álgebra, eu não gosto muito de nenhum livro especificamente, mas eu
recomendaria o livro do Garcia:
http://www.impa.br/opencms/pt/publicacoes/projeto_euclides/livro_elementos_de_algebra/index.htmlou
o Hersteinhttp://www.amazon.com/Topics-Algebra-I-N-Herstein/dp/0471010901,
que é meio antigo mas é muito bem escrito e acredito que qualquer biblioteca
o tenha.

Aliás, se você não tem acesso a bibliotecas, sua melhor opção é comprar os
livros do IMPA
http://www.impa.br/opencms/pt/publicacoes/projeto_euclides/index.html, que
são baratos e de boa qualidade.

Geometria é melhor começar com geometria analítica (o livro mais famoso no
brasil é o Paulo Boulos). Depois você poderia ler algum livro de Geometria
Diferencial, mas é bom que você já tenha uma boa base em análise.

Não esqueça que estes livros são o básico do básico e não costumam misturar
muito as áreas da matemática. Por exemplo, se você acabou gostando de
geometria e álgebra, poderia tentar algum livro de geometria algébrica, etc.

Sabendo o básico é relativamente fácil seguir estudando qualquer área, mas
você precisaria de uma biblioteca. Sempre que estiver em dúvida se algum
livro é bom, pode entrar na amazon e olhar os comentários também.

--
Tiago J. Fonseca
http://legauss.blogspot.com

Responder a