Bom, a conjectura do Gabriel é sim um teorema (Teorema de Birkhoff-von
Neumann), mas parece que as demonstrações passam por teoria dos
grafos. Uma delas está aqui:

http://math.uncc.edu/~ghetyei/courses/old/F07.3116/birkhofft.pdf (a
parte mais chata, da qual falamos aqui, está no primeiro Lema, que usa
o Teorema de Hall; o resto pode ser feito com o argumento do Ponce)

outra aqui

http://planetmath.org/encyclopedia/ProofOfBirkoffVonNeumannTheorem.html
(a parte mais chata vem após "we now prove the more difficult
direction")

(Matrizes cujas linhas e colunas têm a mesma soma 1 são "Double
Stochastic"; para conectar uma coisa coma outra, divida todos os
elementos da nossa matriz aqui por S=soma de uma coluna ou linha)

Abraço,
           Ralph

2011/2/16 Ralph Teixeira <ralp...@gmail.com>:
> [...]
> permutação "dentro" da matriz dada. Acho que existe sim. Mas
> demonstrar a presença desta escolha parece ser sutil....
>
> Por exemplo, começando por:
>
> 1 0 1 0
> 0 1 1 0
> 1 1 0 0
> 0 0 0 2
>
> Se você pegar o 1 em a_11, e em seguida pegar o 1 em a_22... de
> repente você fica sem opções para completar a matriz de permutação com
> as linhas e colunas não riscadas... Daria certo usando a_11, a_23,
> a_32 e a_44, mas como provar isto em geral?

>>> 0 1 2
>>> 0 1 0 + 0 0 1 + 0 0 1