Olá.

Imaginem uma sequência de notas a serem tocadas no piano (linha melódica de uma
música qualquer, por exemplo). Agora imaginem um software que sugere o melhor
dedilhado para essa sequência, sendo polegar = 1, indicador = 2, médio = 3 etc

Ex:

notas ===> x, y, z ...
dedos ==> 1, 3, 4 ...

O dedilhado mecânico/padronizado de um pianista é essencial, caso contrário
vícios de dedilhado dificultariam o aprendizado.

Por que estou perguntando isso aqui na lista ? Trata-se de um problema de PN,
além do mais há muitos programadores aqui na lista e quem sabe pianistas
amadores ... Talvez alguém aqui saiba criar um software assim OU, melhor ainda,
conheça algum disponível para download na net. Eu não encontrei ainda. Só
encontrei esse paper no Google:

http://www.emusica.ufrn.br/~viana/publications/SBCM1998Final.pdf

Regards,
Rafael